segunda-feira, 21 de abril de 2014

Última apresentação de "Horácio", com Celso Frateschi

ABRIL    
Nesta quinta-feira (24), às 20 horas, o premiado ator Celso Frateschi volta ao Adamastor Centro para a terceira e última apresentação do espetáculo “Horácio”. A peça fez parte da temporada de abril do “Projeto Cena.com Partilha”, da Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo "Horácio", emblemático texto de Heinner Müller encenado pelo Ágora Teatro, rendeu a Celso Frateschi o Prêmio Shell de Melhor Ator. A peça compõe o projeto "Um ator onde o público está", contemplado pelo ProAC, e tem sido apresentada nos mais diferentes espaços possíveis com o intuito de dialogar com movimentos sociais, estudantes e com o público em geral.

O enredo traz a história de Horácio, um guerreiro enviado à guerra para defender os interesses de Roma contra os albanos. Contudo, em batalha, enfrenta aquele que seria seu futuro cunhado e ao retornar vitorioso encontra a irmã a chorar a morte do noivo. Indignado com as lágrimas da irmã, Horácio a executa com a mesma espada que o fizera vencedor. Então, o povo, dividido em considerá-lo herói ou assassino, organiza-se para julgá-lo e tentar entender sua atitude.

O projeto visa contribuir para uma reaproximação do público com o teatro como forma de elaboração das questões vividas em sociedade. Portanto, a encenação favorece a fruição do público: em Horácio, Celso Frateschi estimula a participação da plateia, que se envolve em um processo de reflexão, posicionando-se como em um tribunal: Horácio é um herói ou assassino? “Há muitos homens num só homem”. O público enfrenta, durante a encenação, a busca da síntese dessa contradição, e é colocado diante de questões fundamentais de nosso tempo, com as quais, sem dúvida nenhuma, permanece depois do espetáculo.
Foto: Caio Lamas


A beleza da história, a qualidade da interpretação e sua simplicidade – o espetáculo é feito por um único ator, usando um figurino simples, uma máscara e uma moeda, em um espaço sem cenário ou adereços - aproxima o teatro do público, que, ao final, é levado a um debate com naturalidade. Nele, Celso Frateschi utiliza também sua experiência como professor para fomentar a curiosidade sobre o teatro, fazendo da circulação de Horácio essencialmente um trabalho de formação de público.




Serviço:

Horácio - Ágora Teatro

24 de abril, às 20 horas

Gênero: Drama Duração: 40 minutos

Atuação e direção geral: Celso Frateschi

Texto: Heinner Müller

Tradução: Ingrid Dormien Koudela

Entrada franca (Retirar ingressos com uma hora de antecedência)

Público limitado a 100 pessoas por sessão.



Teatro Adamastor

Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Informações: 2087-4175 ou formacaocultural.guarulhos@gmail.com