terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Guarulhos 454 anos: Cidade recebe espetáculo Muro de Arrimo, com direção de Alexandre Borges






Neste domingo, 7 de dezembro, às 19h, o Teatro Adamastor será palco para a apresentação do espetáculo Muro de Arrimo, com direção de Alexandre Borges. Trata-se de uma nova montagem do consagrado texto de Carlos Queiroz Telles e conta com a atuação de Fioravante Almeida, trilha original do cantor Otto e narração em off do locutor Cléber Machado. A atividade marca as comemorações dos 454 anos de Guarulhos e compõe a programação Cena.com Partilha da Secretaria de Cultura, sendo que após a apresentação a equipe do espetáculo realizará um bate-papo com o público presente. A entrada é franca e os ingressos poderão ser obtidos uma hora antes da apresentação.

Esta montagem foi contemplada com o ProAC- ICMS, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e conta com patrocínio das empresas 3M e JSL. A apresentação em Guarulhos é uma contrapartida social do projeto.

A trama, baseada em uma notícia de jornal, revive a copa do mundo no Brasil, do ponto de vista da personagem, o pedreiro Lucas. Ele está no alto de um arranha-céu, ouvindo ansiosamente, em um rádio à pilha, o locutor Cléber Machado falar sobre o pré-jogo da semifinal da Copa do Mundo - o fatídico jogo entre Brasil e Alemanha, em que a seleção brasileira amargou a derrota por 7 a 1, enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Lucas contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitoria do Brasil.

Em seu lançamento, em 1975, o texto de Muro de Arrimo recebeu os prêmios Molière e Anchieta de melhor autor, contou com montagens teatrais históricas no Brasil e em outros 20 países, além de ser traduzido para 12 idiomas. 

Na versão atual a presença do humor do povo e a sua enorme paixão pelo futebol são destacadas. As referências originais do texto ao jogo de Brasil e Holanda, ocorrido em 1974, foram transportadas para 2014, no dia do jogo da semifinal entre Brasil e Alemanha em Belo Horizonte.

Um dos grandes destaques da peça é a narração do jogo feita pelo locutor Cléber Machado, assim como a trilha sonora assinada pelo cantor Otto, o cenário de andaimes imitando uma construção e ao fundo as projeções da cidade de São Paulo.


O ator Fioravante Almeida ao lado do diretor Alexandre Borges
Serviço: 

Muro de Arrimo - Roka Produções e Rocha Viva de Teatro

Direção: Alexandre Borges

Com: Fioravante Almeida
Trilha sonora: Otto
Locução: Cléber Machado

Gênero: Tragicomédia
Duração: 50 minutos

7 de dezembro - 19h


Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos

ENTRADA FRANCA – Retirar ingressos uma hora antes da apresentação



Informações: