sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Programação de Artes Cênicas - Março / 2015

Publicado por Formação Cultural.Blog


A Secretaria de Cultura de Guarulhos apresenta no mês de março uma programação especial. Entre os destaques, a estreia do espetáculo P(ratos) do dia, com a Turma IV de Teatro da Escola Viva de Artes Cênicas. A Cia. Los Xerebas continua as apresentações da Trilogia Xerebística, contemplada no Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos. O Cena.com Partilha recebe o espetáculo DOC. (Des)prezados, do NAC - Núcleo de Artes Cênicas, coordenado pelo talentoso Lee Taylor. Em reflexão aos 51 anos do Golpe Militar, o Teatro do Botokhypariu apresenta Tito. E, para as crianças, o premiado musical Operilda na Orquestra Amazônica.





Trilogia Xerebística – Cia Los Xerebas
Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos
1º a 29 de março

A Cia. Los Xerebas apresenta a Trilogia Xerebística, contemplado pela edição 2014 do Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos. Durante todo o mês, em diferentes praças e parques da cidade, serão apresentadas as peças Ave!, Inês, chegou sua vez! e Emancebados, adaptações de três comédias clássicas do teatro mundial. Programação completa aqui.





P(ratos) do dia - Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos - Teatro IV
Teatro Padre Bento
6 / sexta-feira - Estreia - 20h
7 a 29 / sábados e domingos
Cansados de viver de migalhas, integrantes do Movimento Revolucionário Pela Libertação dos Ratos observam a raça humana: suas casas, suas psicoses, exigindo o direito de comer e de existir. Espetáculo criado a partir do processo de experimentação artística realizado por aprendizes e mestres da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Elenco/Artistas aprendizes: Aldeni Barreda, Amarildo Ferraz, Ariadiny Silva, Augusto Montteiro, Danielle Reis, Inataly Martins, Kleyton Mendes, Lucas Gomes, Maciel Ferreira, Mayara Alves, Suzane Robles, Thaise Sá Rodrigues, Valdinete Pereira. Equipe de direção/mestres: Ana Maria Quintal, Calixto de Inhamúns, Cleiton Pereira, Eduardo César, Lucas Branco. Assessoria artístico-pedagógica: Alexandre Mate
Sábados às 20h e domingos às 19h.


Realização Secretaria de Cultura
Indicação: 16 anos


Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos
Criada em 2005 e oficializada pela Lei 6.203/2006, tem como objetivo a pesquisa de linguagem e criação artística em artes cênicas, com cursos e atividades nas áreas de dança e teatro, que privilegiem a experimentação artística em processos colaborativos.



Operilda na Orquestra Amazônica – Atividartes Produções 
Teatro Adamastor
14 / sábado

Acompanhada por uma camerata de seis músicos, Operilda contará, de forma fluente e bem humorada, a história da música no Brasil. O repertório é composto por obras de Alberto Nepomuceno, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Tom Jobim. Projeto contemplado pelo ProAC. Peça ganhadora dos prêmios APCA e FEMSA. Direção: Regina Galdino. Com Andréa Bassit. Duração: 60 minutos. Infantil / Musical. Indicação: Livre 
15h e 17h



A programação Cena.com Partilha, da Secretaria de Cultura, propõe partilhas de processos criativos por meio de espetáculos e ações formativas. Já recebeu nomes como Cisne Negro Cia. de Dança, Ágora Teatro, CPT/Sesc e Grupo de Teatro Macunaíma, Cia São Jorge de Variedades, além dos guarulhenses LouPT – Loucos Por Teatro, Cia. Khalina Aymelek, Centro de Dança Yara Ciconi, Cia. Estável Selma Roth e Corpo Urbano em Movimento. Em 2015, a primeira obra convidada do Cena.com Partilha é a peça DOC. (Des)prezados), do NAC – Núcleo de Artes Cênicas, que coordenado pelo notável Lee Taylor e com orientação de Alexandre Mate dedica-se à investigação teatral. 


DOC. (Des)prezados – NAC - Núcleo de Artes Cênicas
Teatro Adamastor
27 / sexta

Seis indivíduos, que tiveram seus relatos de vida pinçados da realidade, revelam peculiaridades de homens e mulheres de nosso tempo ao expor paradoxos e contradições do ser humano. Espetáculo desenvolvido a partir de entrevistas com pessoas comuns, realizadas pelos atores que, a partir desse material, construíram monólogos documentais. Após o espetáculo será realizado um bate-papo com o público presente. Coordenação, concepção e direção cênica: Lee Taylor. Orientação: Alexandre Mate. Drama. Duração: 100 minutos. Indicação: 14 anos.
20h


Tito – Teatro do Botokhypariu
Teatro Adamastor
31 / terça
Inspirado na história real de Frei Tito de Alencar Lima, preso político durante a Ditadura Militar que se tornou um dos símbolos da perversidade máxima da tortura no país. Apresentada na ocasião dos 51 anos do golpe, a peça propõe uma reflexão sobre o que foram os Anos de Chumbo nas décadas de 70 e 80. Direção: Djalma Lima. Gênero: Drama. Duração 70 minutos. Indicação: 14 anos.
20h



Para toda a programação, retirar ingressos gratuitos uma hora antes das apresentações.


ENDEREÇOS

Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo
2087-4175 | formacaocultural.guarulhos@gmail.com


Teatro Padre Bento
Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade
2229-5043 | escolavivaguarulhos@gmail.com