sexta-feira, 17 de abril de 2015

Semana da Dança de Guarulhos - programação completa




Em comemoração do Dia Mundial da Dança, a Secretaria de Cultura, por meio da Escola Viva de Artes Cênicas realiza a Semana da Dança de Guarulhos - 2015, cujo foco é a experimentação artística, com apresentações de espetáculos, jam's, workshops, fóruns e bate-papos em torno do tema Novos olhares para a Dança

Organizado por mestres e aprendizes da Escola Viva, o encontro conta com a participação de companhias que compõem o atual cenário artístico da cidade, estudantes de dança e artistas convidados. A Semana da Dança marca também a estreia do espetáculo Território de Passagem, realizado pelo Núcleo de Dança II, da Escola Viva de Artes Cênicas.

Todas as atividades são gratuitas, sendo que para as apresentações basta retirar ingressos com uma hora de antecedência. Para participar dos workshops e fóruns é necessário inscrição prévia por meio de formulário eletrônico disponível no Formação Cultural.Blog. (Clique aqui para se inscrever nos workshops e fóruns)


Celebrado em 29 de abril, o Dia Mundial da Dança foi instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Unesco. A data remete ao nascimento, em 1727, de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes mundiais da dança. Coincidentemente, a data também marca o nascimento da fundadora do Ballet Stagium, Márika Gidali, bailarina húngara radicada no Brasil que revolucionou a dança em nosso país, inaugurando uma nova forma de fazer e de apreciar esta arte. Tradicionalmente, neste dia diversas atividades são promovidas em escolas e outras entidades, sempre com o objetivo de divulgar a universalidade da dança e seu potencial de transgressão a barreiras políticas, culturais e étnicas.

Entre convidados e participações especiais estão: Isabel Marques e Cia. Caleidos, Coletivo Traça Urbana, Mark Van Loo, Edson Santos, Cia. Khalina Aymelek, Escola de Dança Rita Camilo, Cia. OPA de Dança e Teatro, Núcleo Luana Rodrigues, Studio Flávia Medeiros, Cia. OPA, Corpo Urbano em Movimento, Flaviana Benjamin, Estudio Aliento, Estúdio Raquel Rezende

Mais informações podem ser obtidas em 2229-5043 ou escolavivaguarulhos@gmail.com.


Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do início de cada bloco de apresentações.

Programação completa a seguir:


25 de abril / sábado

Calçadão da Rua D. Pedro II



Foto: Sebá Neto
10h - Workshop: Exercícios para mover junto - Convidado: Coletivo Traça Urbana
Consiste em uma proposição prática que investiga o conceito de composição coreográfica em realização no espaço urbano, mais especificamente no calçadão D. Pedro II, Centro de Guarulhos. Baseados na técnica do viewpoints, aspectos como: percepção de grupo, atenção e afetos serão os estímulos para essa experiência que propõem bailarinos em composição com os diversos fluxos e deslocamentos da coreografia urbana. Orientação: Débora Oliveira, Felipe Cirilo e Letícia Maia. Público: bailarinos com ou sem experiência e interessados em geral. 30 vagas


Teatro Padre Bento


17h -  Espetáculos diversos

Navio Negreiro - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança II
Experimento em dança a partir de pesquisa realizada a cerca do corpo aprisionado em busca da liberdade. Artista-aprendiz: Kelly Olivieri.


Munecos - Núcleo de Dança Luana Rodrigues
Munecos conta a História de uma boneca e um soldadinho de chumbo que ganham vida à noite, a luz do luar promove a vida e o amor um pelo outro, mas ao amanhecer a magia da noite chega ao seu fim deixando apenas a nostalgia do amor na esperança de um novo raio de luar. Coreografia: Alberto Mendez. Adaptação: Luana Rodrigues.


In-Tenso - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança III
"Prisão entre apego x desafeto. O fardo é de dor, preso, seco, frio, alastrando força, reflexo do que sente o corpo, força, impulsos, uma overdose de tensão. É necessário nos percebermos, nos sentirmos com o coração, afetados por essa doação." Artistas-aprendizes: Kevyn Almeida, Lidia Prado e Mara Nunes.








Abanicos que bailan - Estudio Aliento
A companhia apresenta coreografias de seu repertório da inigualável dança flamenca, onde se misturam sensualidade, força, técnica e agilidade.  Direção: Aless Gutiérrez.






Fusion - Studio de Dança Flávia Medeiros
Espetáculo composto por coreografias de balé clássico, dança contemporânea e as danças urbanas, que busca explorar elementos como: movimento e não movimento, corpo, espaço, dinâmicas e relacionamentos. Direção: Flávia Medeiros.





Essa tal saudade - Cia. Opa. de Dança e Teatro

Inspirado na poesia Saudade, de Clarice Lispector. A elaboração do espetáculo parte da pesquisa sobre como lembranças, perdas e até mesmo coisas não vivenciadas influenciam em ações cotidianas - e como o ser humano lida com estes e outros aspectos inerentes à sua existência.





Foto: Ana Lúcia Gouveia
19h - Território de Passagem - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança II (Estreia)
Criado em processo de experimentação artística realizado por aprendizes e mestres da Escola Viva, a partir de questionamentos de Jorge Larrosa em seu ensaio Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Com: Ana Caroline Santos, Karla Albuquerque, Kelly Olivieri, Kimberly Angelo e Tony Riber. Colaboração: Felipe Cirilo e Simone Carleto. Mestres orientadores: Ana Lúcia Gouveia, Danilo Firmo, Felipe Cirilo, Ricardo Neves e Yara Ciconi. Assessoria artístico-pedagógica: Alexandre Mate. Música original: Leandro Pacheco. Operação de Luz e som: Marcelo Gomes. Realização Secretaria de Cultura.




20h - Espetáculos diversos




Experimento Corpo lugar - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança III
Quando o corpo que se move é um convite ao lugar e suas imagens. Parte da relação entre as noções de composição coreográfica e as potencialidades imagéticas presentes na escadaria lateral da área externa do Teatro Padre. Bento. Artistas-aprendizes: Chris Santana, Guinho Nascimento, Kevyn Almeida, Lidia Prado, Mara Silva, Nayara Sangoleti.






Foto: Maíra Rodrigues
Púrpuras: Da flor ao espinho - Corpo Urbano em Movimento
Processo coreográfico colaborativo que pesquisa os fatores sociais e psicológicos que resultam no ato de violência contra a mulher e as consequências físicas e psicológicas destas ações nas vitimas, transpondo para o corpo coreografado dos bailarinos as marcas e histórias encontradas na pesquisa. Direção: Danilo Firmo.



Oncológica - Flaviana Benjamin

Inspirada por uma experiência familiar, a artista busca retratar o processo físico vivenciado por mulheres vitimadas pelo câncer que, por consequência, possuem o corpo e feminilidades afetados e questionados em decorrência da doença e dos agressivos tipos de tratamentos medicinais. Intérprete-criadora: Flaviana Benjamin.


26 de abril / domingo

Teatro Padre Bento




15h - Fórum: O corpo do bailarino, um olhar de dentro - Com os mestres Ana Lúcia Gouveia, Felipe Cirilo e Fernanda Perniciotti
O corpo do bailarino discutido a partir de investigação sobre a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e obra cênica.






18h - Território de Passagem - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança II
Reapresentação do espetáculo criado em processo de experimentação realizado por aprendizes e mestres da Escola Viva.





19h - Espetáculos diversos




É difícil dizer - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança III

"... a possibilidade de escolher. Quando o corpo e sua história são sufocados por repetições que parecem nunca se romper". Artistas-aprendizes: Chris Santana e Guinho Nascimento.






A Lua Negra – Cia. de Dança Khalina Aymelek Fundo Municipal de Cultura – FunCultura 

Inspirado no mito de Lilith, a primeira companheira bíblica de Adão - a história onírica da mais inquietante imagem derivada do arquétipo feminino. Espetáculo viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura – FunCultura, Lei Municipal nº 5.947/2003. Dança Oriental Cênica. Concepção: Khalina Aymelek. Direção: Wilson Lira. Duração: 40 minutos. Indicação: 12 anos





Alice no País das Maravilhas - Escola de Dança Rita Camilo
Apresentação de trechos do espetáculo inspirado no clássico infantil de Lewis Carrol. Direção: Rita Camilo.







27 de abril / segunda

Teatro Padre Bento








18h - Workshop: Entre saias - Artista convidada: Khalina Aymelek
Tem como proposta a consciência corporal e o empoderamento feminino através das praticas coreográficas e movimentos de saias da dança oriental árabe e da dança andaluza. Essa atividade é para interessados no tema da valorização feminina e para interessados em dança em geral, com ou sem experiência. Parte integrante do Projeto Lua Negra, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura - FunCultura.





20h - Workshop: Street Dance - Artista convidado: Mark Van Loo
Abordará as bases da Street Dance old school (estilos originais) e new school (estilos contemporâneos), tornando possível conhecer um pouco desta poderosa ferramenta de transformação social positiva.


28 de abril / terça

Teatro Padre Bento



19h - Espetáculos diversos



Escolha - Escola Viva de Artes Cênicas - Dança III
Solo de dança criado a partir da ideia de um corpo preso que, para se libertar, decide opta por algo que o faça bem. Artista-aprendiz: Nayara Sangoleti






À noite, dançando no ritmo de Said - Estúdio de Dança Raquel Rezende
Apresentação de coreografias de dança Região de Said, Alto do Egito. Historicamente, esta dança é realizada para festejar o retorno dos homens pastores com seus rebanhos alimentados das colinas. Direção: Raquel Rezende.





20h - Workshop "Lyrical Jazz" - Artista convidado: Edson Santos
Vivência em dança Lyrical Jazz, com destaque para o contato corporal, a percepção dos movimentos naturais e a experimentação do Jazz em suas diferentes vertentes e alinhamento com outras técnicas. Direcionado a bailarinos e bailarinas que já possuam experiência.







29 de abril / terça / Dia Mundial da Dança

Teatro Padre Bento



19h - Tria - Caleidos Cia. de Dança - Espetáculo convidado
Com elementos da reconhecida série "Coreológicas", o novo espetáculo da Caleidos é um trio de ideias, de bailarinos e de possibilidades. A obra é indicada para todas as idades e, nela, bebês a partir de um ano de idade já podem se unir ao resto do público e criar seus próprios movimentos. Direção: Isabel Marques e Fabio Brazil.




20h - Fórum: Um novo olhar sobre o processo pedagógico em dança - uma perspectiva contemporânea - artistas convidados: Isabel Marques e Caleidos Cia. de Dança
Para celebrar o Dia Mundia da Dança, um fórum para reflexão sobre os caminhos da pedagogia em dança. Autora dos livros Ensino de Dança Hoje  e  Dançando na Escola, a artista-pedagoga Isabel Marques é internacionalmente reconhecida por seu trabalho de ensino e pesquisa em dança. Indicação: livre.