Nesta sexta, 10 de abril, às 20h, o Teatro Adamastor receberá a apresentação de Canteiro de Obras, espetáculo de dança com a Cia. Brasílica. Inspirada na temática da migração nordestina, a obra coloca em foco características culturais, sociais e políticas que constituem a Grande São Paulo. A concepção parte de uma investigação e reflexão sobre a inserção do migrante no mercado de trabalho e sobre a importância destes homens e mulheres na edificação e desenvolvimento das cidades.
O bailarino e fundador da Cia. Brasílica, Deca Madureira, explora o espaço, levando em seu carrinho de mão as ‘ferramentas’ do seu trabalho, convidando o público a um canteiro de obra no qual, além de se deparar com experimentações sonoras e rítmicas baseadas em uma construção civil, irá se surpreender com um operário que mergulha na sua rotina e utiliza suas essências culturais e artísticas como ferramentas criativas, construindo seu entorno e reconhecendo a ele próprio.
Deca Madureira foi diretor e coreógrafo do Balé Popular do Recife, fundado, em 1977, por seu pai, André Madureira, com apadrinhamento de Ariano Suassuna, à época, Secretário de Cultura da Prefeitura do Recife. O trabalho da Cia. Brasílica mescla dança contemporânea e ritmos populares como, por exemplo, o maracatu.
A apresentação conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarulhos e precede as atividades da Semana da Dança de Guarulhos – Novos olhares para a Dança. Os interessados poderão adquirir ingressos gratuitamente, uma hora antes do início da apresentação. Informações em 2087-4175 ou formacaocultural.guarulhos@gmail.com.