Publicado por Formação Cultural.Blog
Em 29 de abril comemora-se o Dia Mundial da Dança. Durante todo o mês Secretaria de Cultura realizará uma programação especial com ênfase para a linguagem. Entre os destaques: a Cia. Brasílica e o espetáculo Canteiro de Obras; a programação Cena.com Partilha recebe a Cia. de Dança Mariana Muniz com workshop e apresentação de D’Existir; a Cia. Khalina Aymelek inicia as apresentações de A Lua Negra, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, FunCultura; e a Escola Viva de Artes Cênicas realiza o encontro Novos Olhares para a Dança, com fóruns, workshops e apresentações de companhias convidadas, além da estreia do espetáculo Território de Passagem, realizado com a Turma II de Dança, além da continuação da temporada de P(ratos) do dia, com a Turma IV de Teatro.
Praça Orobó Presidente Dutra / 3 de abril / sexta-feira / 18h
Realizada pela Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora Aparecida em parceria com a Secretaria de Cultura de Guarulhos, a Via Crucis apresenta os últimos passos de Jesus na Terra - do julgamento à crucificação e morte. O projeto conta com aproximadamente 200 atores e figurantes e no último ano reuniu um público de 5.000 pessoas. Duração: 170 minutos. Indicação: Livre.
![]() |
Foto: Ana Paula Casal de Rey |
P(ratos) do dia - Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos - Teatro IV
Teatro Padre Bento / até 19 de abril / sábados, 20h / domingos, 19h
Trilogia Xerebística – Cia. Los Xerebas
Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos
5 a 26 de abril
Cansados de viver de migalhas, integrantes do Movimento Revolucionário Pela Libertação dos Ratos observam a raça humana: suas casas, suas psicoses, exigindo o direito de comer e de existir. Espetáculo criado a partir do processo de experimentação artística realizado por aprendizes e mestres da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Elenco/Artistas aprendizes: Aldeni Barreda, Amarildo Ferraz, Ariadiny Silva, Augusto Montteiro, Danielle Reis, Inataly Martins, Kleyton Mendes, Lucas Gomes, Maciel Ferreira, Mayara Alves, Suzane Robles, Thaise Sá Rodrigues, Valdinete Pereira. Equipe de direção/mestres: Ana Maria Quintal, Calixto de Inhamúns, Cleiton Pereira, Eduardo César, Lucas Branco. Assessoria artístico-pedagógica: Alexandre Mate. Realização: Secretaria de Cultura. Indicação: 16 anos.
Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos
5 a 26 de abril
A Cia. Los Xerebas apresenta a Trilogia Xerebística, contemplado pela edição 2014 do Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos. Durante todo o mês, em diferentes praças e parques da cidade, serão apresentadas as peças Ave!, Inês, chegou sua vez! e Emancebados, adaptações de três comédias clássicas do teatro mundial. Clique aqui para ver a programação completa.
Canteiro de Obra – Cia. Brasílica
Teatro Adamastor / 10 de abril / sexta-feira / 20h
Inspirado na temática da migração nordestina, o espetáculo coloca em foco características culturais, sociais e políticas que constituem a Grande São Paulo. A concepção parte de uma investigação e reflexão sobre a inserção do migrante no mercado de trabalho e da observação de um grande número de trabalhadores nordestinos em construções civis, serviços de limpeza e outros. Contemplado pelo ProAC. Dança Brasílica. Direção: Tutti Madazzio e Deca Madureira. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.
O Cena.com Partilha propõe partilhas de processos criativos por meio de apresentações artísticas e ações formativas. Em abril, a Cia. de Dança Mariana Muniz apresenta o espetáculo D’Existir e promove uma abertura de processo com o workshop Estudos do Movimento. As atividades precedem a programação da Semana da Dança – Novos olhares para a Dança, promovida pela Secretaria de Cultura de Guarulhos.
Workshop Estudos de Movimento – Cia. de Dança Mariana Muniz
CME Adamastor / 11 de abril / sábado / 14h
Workshop de dança relativo ao processo de criação artística do espetáculo D’Existir. Orientação: Mariana Muniz. Público-alvo: Bailarinos e bailarinas com idade a partir de 16 anos. Incrições gratuitas de 1º a 9 de abril por meio de preenchimento de formulário eletrônico em formacaocultural.blogspot.com.br. Haverá seleção através de currículo e carta de interesse. 15 vagas. Clique aqui para se inscrever
![]() |
Foto: Claudio Gimenez |
D’ Existir – Cia. de Dança Mariana Muniz
Teatro Adamastor / 11 e 12 de abril / sábado às 20h e domingo às 19h
Espetáculo criado a partir de referências poéticas da obra Mal Visto Mal Dito, de Samuel Beckett. Uma viagem imaginária pelo tempo, impulsionada pelos gestos e movimentos de um corpo que se questiona e se revê em sua trajetória cênica. Dança-teatro. Direção: Mariana Muniz Duração 50 minutos. Indicação: Livre.
![]() |
Foto: Ana Lúcia Gouveia |
Território de passagem – Escola Viva de Artes Cênicas (Dança II)
Teatro Padre Bento / 25 e 26 de abril / sábado, 19h / domingo, 18h
Em cartaz de 8 de maio a 14 de junho
Maio / sextas e sábados, 20h
Junho / sextas e sábados, 20h / domingos, 19h
"Parar para olhar. Olhar mais devagar. Suspender o juízo. Dar-se tempo e espaço ... Atravessar (...)". Espetáculo criado em processo de experimentação artística realizado por aprendizes e mestres da Escola Viva de Artes Cênicas a partir de questionamentos de Jorge Larrosa em seu ensaio Notas sobre a experiência e o saber da experiência. A pré-estreia do espetáculo compõe a programação comemorativa da Semana da Dança, sob a perspectiva do enunciado Novos olhares para a dança. Elenco: Ana Caroline Santos, Karla Albuquerque, Kelly Olivieri, Kimberly Angelo e Tony Riber. Colaboração: Felipe Cirlilo e Simone Carleto. Mestres orientadores: Ana Lúcia Gouveia, Danilo Firmo, Felipe Cirilo, Ricardo Neves e Yara Ciconi. Assessoria artístico-pedagógica: Alexandre Mate. Operação de Luz e som: Marcelo Gomes. Realização Secretaria de Cultura. Indicação: 12 anos
Chefs do Riso – Ricardo Maia Produções
Teatro Adamastor / 26 de abril / domingo / 15h e 18h
Chico Minada é fanático por videogames, vive preso ao mundo tecnológico e tem dificuldades de relacionamento com o mundo real. Certa noite, em um sonho, descobre outro mundo, “desconectado” dos cabos e ligado à fantasia. O espetáculo mescla teatro, dança e números circenses. Direção: Ricardo Maia. Duração 60 minutos. Indicação: Livre
![]() |
Foto: Elisenda Llinares |
A Lua Negra – Cia. de Dança Khalina Aymelek
Fundo Municipal de Cultura – FunCultura
Teatro Padre Bento / 26 de abril / domingo / 19h
Teatro Padre Bento / 26 de abril / domingo / 19h
Espetáculo de dança inspirado no mito de Lilith, a primeira companheira bíblica de Adão - a história onírica da mais inquietante imagem derivada do arquétipo feminino. Espetáculo viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura – FunCultura, Lei Municipal nº 5.947/2003. A apresentação compõe a programação comemorativa da Semana da Dança, sob a perspectiva do enunciado Novos olhares para a dança. Dança Oriental Cênica. Concepção: Khalina Aymelek. Direção: Wilson Lira. Duração: 40 minutos. Indicação: 12 anos
Para toda a programação, retirar ingressos gratuitos uma hora antes das apresentações.
ENDEREÇOS
Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo
2087-4175 | formacaocultural.guarulhos@gmail.com
Teatro Padre Bento
Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade
2229-5043 | escolavivaguarulhos@gmail.com
Rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade
2229-5043 | escolavivaguarulhos@gmail.com