O Calçadão da Rua Dom Pedro II recebeu na tarde de ontem a apresentação do espetáculo Relampião, criado em parceria pela Cia. do Miolo e Cia. Paulicéa de Teatro que se juntaram para revisitar as histórias de Lampião, o mito do cangaço, e aproximá-las das questões cotidianas de nosso tempo.
Os artistas questionam o que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida sociais na contemporaneidade e, utilizando suas experiências de rua, apostam em uma caatinga de concreto, em múltiplos Lampiões e Marias Bonitas, revelados pela dramaturgia. O mito do cangaço no qual a peça se inspirou revela muitos traços da cultura e da própria história do Brasil. A linguagem do espetáculo, dramaturgia, figurinos, músicas foram criados a partir de uma pesquisa voltada para a Cultura Popular Brasileira: o cavalo marinho, o samba, as carrancas de São Francisco, os tipos populares do Brasil.
O projeto é financiado pelo ProAC e a apresentação foi oferecida gratuitamente ao público e contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarulhos.