Escola Viva de Artes Cênicas





Histórico

A Escola Viva de Artes Cênicas iniciou as atividades em 2005 e foi oficializada através da Lei  n°160/2006. Tem como objetivo a pesquisa em artes cênicas, com foco na experimentação e criação artística. Assim, produziu ações que intensificaram a produção artística na cidade, com apresentação e circulação de espetáculos realizados por artistas orientadores e aprendizes dos diversos cursos, organizados em núcleos: Cenografia, Dança, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Produção, Representação. Foram desenvolvidos outros núcleos específicos de estudo e atividades artísticas diversas, a partir do interesse e engajamento dos aprendizes.





Espetáculos realizados

Foto da peça "Salve o Prazer"
Salve o prazer, de Zeno Wilde. Com a turma I de Representação e direção de Simone Carleto. Direção musical de Paulo Antonio de Moraes, 2007;

Calabar, de Chico Buarque. Com a turma II de Representação e direção de Luís Mármora. Direção musical de Cristiano Gouveia, 2008;

A terceira pista, texto e direção de Calixto de Inhamúns, a partir do núcleo de Dramaturgia, 2008;

Foto do espetáculo "Stanq", com o Núcleo de Dança




Stanq: a arte de talhar pedras, a partir de estudo do texto Os corpos dóceis, de Michel Foucault. Com a
turma I de Dança coordenação de criação e direção de Ana Lúcia Gouveia, 2008;

Estudo sobre Woyzeck, a partir de pesquisa do texto de Georg Büchner. Com o núcleo de Direção, coordenação e direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, 2008;

Homens de papel, de Plínio Marcos. Com a turma III de representação e direção de Ricardo Guarel, 2009.

Além desses foram realizados exercícios abertos ao público, trocas de experiências, palestras, workshops, exposições, entre outras atividades artísticas desenvolvidas pelos núcleos da escola.



Cursos

Em 2013, a Escola Viva de Artes Cênicas retomou as atividades com abertura de vagas para os cursos de Teatro e Dança:

Teatro: curso destinado aos que desejam aprofundar conhecimentos relativos ao fazer teatral a partir da pesquisa artística. A experimentação e estudos acerca do ofício de ator e atriz terão base em trocas artísticas, em que os aprendizes vivenciarão aspectos teóricos e técnicos da arte da representação, elaborando produções cênicas compreendidas como parte do processo criação.

Dança: curso destinado aos que desejam aprofundar conhecimentos relativos à dança a partir da pesquisa artística. A abertura para a experimentação teórica e prática dos conceitos, técnicas e possibilidades oferecidas pela dança terá base nas trocas artísticas, em que os aprendizes produzirão exercícios cênicos a partir dos estudos desenvolvidos.



Artistas orientadores


Ana Lúcia Gouveia
Especialista em Dança e Consciência Corporal com graduação em Dança e Educação física. Instrutora do método Pilates, bailarina, coreógrafa e diretora, especialista em Dança Contemporânea (Técnicas de Improviso e Composição), Dança Educação (Laban) e Ballet Clássico partindo de estudos que valorizem e respeitem as possibilidades do corpo.


Ana Maria Quintal

Integrante do grupo Arlequins, desenvolve um trabalho como atriz e dramaturga de pesquisa de linguagem em busca de um fazer teatral, que contemple os vários estilos de encenação e interpretação, na construção de um teatro político/épico. Começou em 1974 no Grupo Perspectiva de Teatro Amador de Guarulhos. Participou da Casa de Cultura Paulo Pontes de Guarulhos, em 1977. Atualmente com o espetáculo Os Filhos da Dita. Em 1988/89, na montagem de A Casa de Bonecas, com a personagem Nora Helmer (foto). Mestre da Escola Viva de Artes Cênicas.


Bruno Bennedetti
Formado em línguas e literatura pela FIG/Unimesp, ator, diretor formado na Escola Viva de Artes Cênicas. Participante do Núcleo Paulistano de Pesquisadores em Teatro de Rua. Coordenador da área de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura, desenvolvendo ações de formação cultural: Mostra de Artes Cênicas, Encontro de Dança, Cena com partilha e Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, entre outras. Em Guarulhos, atuou e dirigiu o grupo do qual foi um dos fundadores Populacho & Piquenique Classe C do Teatro. Mestre da Escola Viva de Artes Cênicas e participante da equipe de coordenação desde 2013.


Calixto de Inhamúns
Dramaturgo, diretor, ator e professor de dramaturgia, que sempre teve seu trabalho em teatro ligado aos grupos e coletivos, desde a década de 1960. Atualmente é consultor de dramaturgia do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo e está em cartaz como ator no espetáculo Coração Bandoleiro, de José Antonio de Souza e direção de Roberto Lage. Licenciado em Artes Cênicas.


Cleiton Pereira
Ator, atuador, brincante, diretor e orientador de teatro; líder artístico e articulador do grupo Contadores de Mentira, produtor, dramaturgo, cenógrafo, aderecista; gestor de cultura articulador e produtor cultural, foi coordenador de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura de Suzano por vários anos (coordenação e gerenciamento do Espaço Galpão das Artes, coordenação de oficinas culturais). Com o grupo, pesquisa e pratica intensamente o teatro ritualístico-antropológico, compartilhando vivências por todo o País e internacionalmente. Militante cultural na luta por políticas públicas para o interior e grupos que residem fora da capital.


Eduardo César
Ator, diretor e professor de teatro, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e Universidade Anhembi Morumbi (bacharelado e licenciatura em teatro). Integrante fundador do Núcleo Arranca, desde 2007, onde trabalha como ator, diretor e faz a gestão compartilhada do Espaço Arranca. Tem artigo “Quando tudo pode virar texto: a influência da criação coletiva e do processo colaborativo na dramaturgia contemporânea”, na revista Anagrama (ECA/USP). Seus trabalhos mais recentes como ator são: “Eleutheria”, de Samuel Beckett, direção de Isabel Teixeira (2013) e “Carne Moída”, direção e dramaturgia de Grace Passô e Kenia Dias (2014).


Felipe Cirilo
Ator e arte educador licenciado em Dança pela FPA – faculdade Paulista de Artes, atuante pesquisador da dança em site specific. Em sua formação passou por cursos com ênfase em Dança Contemporânea, Contato Improviso e Teatro. Integrante dos grupos Simbiose, Grupo Cênico Retalhos Ululantes e Verso Cia de Dança.


Fernanda Perniciotti
Graduada em Comunicação das Artes do Corpo – PUCSP e mestranda em Comunicação e Semiótica - PUCSP. Desenvolve projetos culturais em audiovisual junto ao Estúdio Anadarco. Curadora dos Encontros de Dança – evento mensal realizado no Teatro Tuca e integrante da equipe editorial da revista Vértebo – da carne se faz verbo. Membro do CED – Centro de Estudos em Dança e da ANDA – Associação Nacional de Pesquisadores em Dança.


Rodrigo Morais Leite
Doutorando e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Tem experiência nas áreas de história do teatro brasileiro e ocidental, crítica teatral, literatura brasileira e filosofia da história.


Sandro Coimbra
Ator, diretor e produtor na Cia. dos Atores Grandes. Formado pela Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Idealizador do projeto Leituras Dramáticas, atualmente realizado em parceria entre a Escola Viva de Artes Cênicas e a Biblioteca Monteiro Lobato.


Simone Carleto

Artista pedagoga, com graduação em Licenciatura Plena em Educação em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), doutoranda pela mesma instituição com orientação de Alexandre Mate. Coordena e ministra aulas nos cursos de Dança e Teatro na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Foi atriz do Canhoto Laboratório de Artes da Representação de 2001 a 2008. Em Guarulhos, dirigiu os grupos Fuso-ê de Teatro, Teatro Provisório e Trupe de Quintrulhos; atuou como atriz na Troupe Guarulhense de Comédia e Cia Naíka de Teatro.





Consultoria Pedagógica


Alexandre Mate

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Teatro mundial e brasileiro. Há longos anos desenvolve pesquisa de manifestações do teatro paulista, e, atualmente, mais dedicado ao teatro de rua. Na universidade pública, desde 1993, ministra, aulas na graduação e na pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP. Tem Mestrado em Teatro-educação pela ECA-USP e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP .


Coordenação

Equipe de Formação Cultural da Secretaria de Cultura