Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Padre Bento, a Escola Viva de Artes Cênicas promoverá o bate-papo A
potencialização da função social da arte na rua, com Alexandre Mate, Lucas Branco e Nelson Velloso. O encontro marca o início das atividades da 6ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, realizada em parceria pela Secretaria de Cultura e o Movimento Cabuçu e será aberto a todo o público interessado.
Nesse bate-papo, busca-se instaurar o diálogo a respeito das
possibilidades de comunicação da arte pelo teatro de rua. A ideia é investigar
formas de contextualizar o fazer teatral na cidade, a partir da reflexão a
respeito da função social da arte.
As apresentações da 6ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos acontecerão de 13 a 20 de dezembro no Calçadão da Rua Dom Pedro II e no Bosque Maia e reunirá cerca de trinta espetáculos e intervenções artísticas de grupos de Guarulhos, São Paulo, Santos, Poá, Suzano e Presidente Prudente. Neste sábado, às 14h, acontecerá o Cortejo de Abertura, que partirá do CME Adamastor com destino ao Calçadão da Rua Dom. Pedro, onde, às 16h, serão apresentadas diversas intervenções simultâneas e, em seguida, o Grupo Pombas Urbanas encenará a peça convidada Era uma vez, um rei, às 17h. Toda a programação é gratuita e mais informações podem ser obtidas em formacaocultural.guarulhos@gmail.com | 2087-4175 | 2229-5043.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História do Teatro mundial e brasileiro. Há longos anos desenvolve pesquisa de manifestações do teatro paulista, e, atualmente, mais dedicado ao teatro de rua. Na universidade pública, desde 1993, ministra, aulas na graduação e na pós-graduação do Instituto de Artes da Unesp. Tem Mestrado em Teatro-educação pela ECA-USP e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP. Associado à Abrace (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas). Sócio-fundador do Núcleo Nacional de Pesquisadores de Teatro de Rua. Também como sócio-fundador, participou da criação do Núcleo Paulistano de Teatro de Rua.
Ator e artista circense, exerceu atividades didáticas de teatro e circo nas periferias em Guarulhos e São Paulo. Integrou o Núcleo Paulistano de Pesquisadores e Fazedores de Teatro de Rua com coordenação de Alexandre Mate. Há 6 anos é integrante do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo. Estudou na The Commedia School em Copenhaguem, Dinamarca. Participou do Núcleo de Estudos da História do Teatro, na Escola Livre de Santo André, com coordenação de Antônio Rogério Toscano. Atualmente é um dos mestres das Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos.
Nelson Velloso
Professor, palhaço e atuador. Formado em História, Filosofia e Sociologia. Atuou no Núcleo de Arte Experimental Abaçaí (1979 –1983), participou do Grupo de Teatro Experimental Marginália (Mauá, 1983-1987). Ministrou oficinas de teatro popular na Apeoesp (1996 – 2005) e na Ocupação Anita Garibaldi (2003-2005). Fundou e atuou na Usina de Antropofagia Popular Aníbal Deixou a Tumba (1994- 1999). Fundou e atua Cia de Teat(r)o Brancaleone ( de 2000 até o momento).
Serviço:
A potencialização da função social da arte na rua - Bate-papo com Alexandre Mate, Lucas Branco e Nelson Velloso
Atividade inaugural da 6ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos
Entrada franca
A potencialização da função social da arte na rua - Bate-papo com Alexandre Mate, Lucas Branco e Nelson Velloso
Atividade inaugural da 6ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos
11 de dezembro, às 19h
Teatro Padre Bento - sede da Escola Viva de Artes Cênicas de GuarulhosEntrada franca