O programa Cena. com Partilha, da Secretaria de Cultura, propõe partilhas de processos criativos por meio de apresentações artísticas e ações formativas. Em 11 e 12 de abril, mês em que a dança é mundialmente celebrada, a Cia. Mariana Muniz apresentará o espetáculo D’Existir - sábado, às 20h, domingo, às 19h - e promoverá uma abertura de processo com workshop de Estudos do Movimento. A ação precede a programação da Semana da Dança – Novos olhares para a Dança, promovida pela Secretaria de Cultura de Guarulhos. O projeto é contemplado pelo ProAC e as atividades acontecerão, gratuitamente, no Teatro Adamastor.
O espetáculo, que transita entre a dança e o teatro, é norteado pelo livro Mal Visto Mal Dito, de Samuel Beckett, que, composto por dois textos em prosa, mantêm uma forte característica de choque e ironia, compondo uma literatura da ”despalavra”, em que a linguagem revela a própria nudez ao ser incapaz de produzir os acúmulos necessários para que a narrativa avance. Nas palavras da artista: “(...) A maneira como Beckett mostra o acontecimento do movimento é muito sugestiva, dá vontade de se mover depois de ler (a obra)".
Em D’existir, Mariana Muniz se torna uma andarilha que questiona o sentido dos seus movimentos e revê suas trajetórias. A inspiração veio do desejo de ressoar outro solo seu, Speranza! Dona Esperança (2009), dirigido por José Possi Neto.
A equipe é composta por Eduardo Tolentino de Araújo, do Grupo Tapa, com quem Mariana realizou as obras A Mais Forte, de Strindberg, e Berro, de Tennessee Williams. Desta vez, Tolentino é encarregado pela supervisão geral do projeto. Cláudio Gimenez assumiu a assistência de direção; a carioca Clara Carvalho atuou como “provocadora" durante o processo; Celso Nascimento compôs a trilha sonora; Fabio Namatame, o figurino; e o guarulhense Ricardo Bueno assina a iluminação.
Workshop Estudos do Movimento
Voltado para bailarinos, bailarinas, atores e atrizes com mais de 16 anos, o workshop propõe abertura de processo a partir reflexões e da vivência de exercícios utilizados durante a criação do espetáculo. Interessados poderão se inscrever até 9 de abril por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível em formacaocultural.blogspot.com.br. Haverá seleção através de currículo e carta de interesse. Clique aqui para se inscrever
Sobre Mariana Muniz
Nascida em Pernambuco, formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal no Rio de Janeiro, e desde 1974 dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea: integrou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo, criado por Klauss Vianna; dançou no Grupo Coringa, de Graciela Figueroa; estudou em Nova York, nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; na França, estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert e estagiou na Cia. de Maguy Marin. Atualmente, conta com a parceria do arquiteto e fotógrafo Cláudio Gimenez para criar os seus próprios espetáculos onde mescla o teatro com a dança. Além da dança, Mariana realiza trabalhos no teatro - como atriz, coreógrafa e preparadora corporal.
Serviço:
Cena.com Partilha – Especial Cia. de Dança Mariana Muniz
D’existir
Espetáculo de dança-teatro
11 e 12 de abril / sábado, 20h / domingo, 19h
Entrada franca. Retirar ingressos uma hora antes do início da apresentação, na bilheteria do teatro.
Workshop Estudos do Movimento
11 de abril / sábado, 14h
Inscrições gratuitas em formacaocultural.blogspot.com.br.
Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos / SP.
Informações:
2087-4175 ou formacaocultural.guarulhos@gmail.com.