quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Programação 7ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos

Era uma vez, um rei  - Grupo Pombas Urbanas. Espetáculo apresentado na edição anterior da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos.
Foto: Movimento Cabuçu.

De 12 a 21 de dezembro, acontecerá a 7ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, que tem por objetivo promover o intercâmbio entre grupos de teatro de rua e incentivar as manifestações artísticas relativas à linguagem na cidade de Guarulhos.

Realizada em parceria pela Secretaria de Cultura e o Movimento Cabuçu, a mostra apresenta espetáculos e intervenções artísticas de grupos da cidade, além de contar com a participação especial do grupo Parlendas, que possui uma relevante trajetória de militância no teatro de rua, sempre em diálogo com movimentos sociais e tratando de temas pertinentes e contemporâneos.

A abertura da 7ª Mostra de Teatro de Rua será sábado, 12, com um cortejo artístico que partirá do Teatro Adamastor em direção ao Calçadão da Rua D. Pedro II, onde serão realizadas intervenções diversas por atores, atrizes, músicos e poetas guarulhenses e apresentações da Orquestra de Tambores do Cabuçu e da Banda do Divino, com o show Cantando Povos.

No Calçadão da Rua D. Pedro II, as atividades seguirão de 14 a 18 de dezembro: Dia 14, a Escola Viva de Artes Cênicas apresenta o experimento Tijolos e organismos humanos, às 19h; a Teatro Sotero Cia. apresentará As histórias que a vovó contava, no dia 16, e A tentação de Ester, dia 17, ambas às 17h.

A participação especial do grupo Parlendas será no dia 18, sexta, às 18h, com a apresentação do espetáculo Marruá, criado a partir de narrativas de diferentes brasileiros, das cinco regiões do país, em territórios de resistência e luta e apresenta o nascimento, desenvolvimento, morte e ressurreição de “uma comunidade” em constante transformação.

Dia 19 de dezembro, sábado, a Mostra de Teatro de Rua acontecerá, na região do Cabuçu, Estrada David Corrêa, nº 42, em frente à Escola Municipal Faustino Ramalho. Nesse dia haverá um cortejo pelo bairro e, a partir das 11h da manhã, com apresentações da Orquestra de Tambores do Cabuçu, do grupo 2ª Opção, com o espetáculo Os palhaços vão à rua, da Cia. Baú de Luz, com O palhacinho e a Rosa e da Cia. Os Itinerantes, com As palhaçadas de Gertrudes e Jerimum.

O encerramento da mostra acontecerá dia 21 de dezembro, segunda, às 19h, na sede da Escola Viva de Artes Cênicas, Teatro Padre Bento, à Rua Francisco Foot, nº 3, Jd. Tranquilidade, com a exibição de estreia do filme Xerebas.DOC, projeto que, viabilizado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos, celebra os 7 anos de existência da Cia. Los Xerebas e apresenta parte de sua trajetória e processo artístico.

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todo o público. Mais informações podem ser obtidas em formacaocultural.guarulhos@gmail.com | 2087-4175 | 2229-5043.





Programação detalhada a seguir:




Cortejo de Abertura
12 de dezembro | sábado | 15h
O cortejo de abertura da 7ª Mostra de Teatro de Rua partirá do Teatro Adamastor, e seguirá pela Avenida Monteiro Lobato com destino ao Calçadão da Rua D. Pedro II, ao som da Orquestra de Tambores do Cabuçu e com a participação de artistas e munícipes guarulhenses. Interessados em participar podem aderir ao bloco, basta chegar momentos antes à concentração do cortejo. Indicação: Livre.
Orquestra de Percussão do Cabuçu. Foto: Movimento Cabuçu




Cantando Povos - Banda do Divino
Calçadão D. Pedro II |12 de dezembro | sábado | 16h
Show concebido a partir de uma pesquisa musical sobre diferentes culturas e etnias. Serão apresentadas canções étnicas africanas, indianas, indígenas, hebraicas, xamânicas e dos "povos da floresta". A Banda do Divino propõe a busca por uma reconexão entre o homem e a natureza.  Duração: 60 minutos. Indicação: Livre. 
Cantando Povos - Banda do Divino.




Tijolos e organismos humanos - Escola Viva de Artes Cênicas (Teatro V)
Calçadão D. Pedro II | 14 de dezembro | segunda | 19h
Um pequeno território pós-guerra é isolado. O que restou de uma pequena cidade que tenta sob os escombros, de alguma forma, sobreviver. Exercício teatral que faz demonstrações de estudos de cena e de construção de personagens. O estudo das metáforas e ritos sociais e a organicidade do atuador criador fazem parte do ambiente da montagem da turma Teatro V da Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Coordenação de Cleiton Pereira. Duração 60 minutos. Indicação: Livre. 
Tijolos e organismos humanos - Escola Viva de Artes Cênicas. Foto: Beatriz Rodrigues.




As histórias que a vovó contava - Teatro Sotero Cia.
Calçadão D. Pedro II | 16 de dezembro | quarta | 17h
Vovó Marieta e a Teatro Sotero Cia. apresentam histórias do universo lúdico dos livros Borbocléia, do Elisabete Maria de Paula, e As crianças das Estrelas, de Adriana Parazelli. Teatro infantil. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.
Histórias que a vovó contava  - Teatro Sotero Cia.




A tentação de Ester - Teatro Sotero Cia.
Calçadão D. Pedro II | 17 de dezembro | quinta | 17h
Ester, uma senhora solitária e desiludida, recebe a misteriosa visita de Mefistófeles, que lhe propõe um pacto: a alma em troca de uma vida mais emocionante e prazerosa. A companhia propõe mesclar elementos clownescos e grotescos. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.
A tentação de Ester - Teatro Sotero Cia.




Marruá - Grupo Parlendas (Participação especial)
Calçadão D. Pedro II | 18 de dezembro | sexta | 18h
Marruá” é uma expressão utilizada por peões do centro-oeste do Brasil, para designar um touro que se desgarra do rebanho, fugindo para as matas e se tornando selvagem e bravo. Como o bicho que rompe as cercas que lhe prendem, os atores e atrizes do Parlendas optaram pelo afastar-se do rebanho, na tentativa de enxergar de mais longe. Espetáculo foi criado a partir de narrativas de diferentes brasileiros, das cinco regiões do país, em territórios de resistência e luta. Fragmentado em quatro blocos, apresenta o nascimento, desenvolvimento, morte e ressurreição de “uma comunidade” em constante transformação. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.
Marruá - Grupo Parlendas (Participação especial). Foto: Movimento Cabuçu.




Cortejo na feira - Orquestra de Tambores do Cabuçu
Recreio São Jorge | 19 de dezembro | sábado | 11h 
A Orquestra de Tambores do Cabuçu e artistas participantes da 7ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos realizarão um cortejo por ruas do Recreio São Jorge, passando pela feira livre da Rua Palmira Rossi em direção à Estrada David Corrêa, altura do nº 42, em frente à Escola Municipal, onde serão apresentados outros espetáculos. Indicação: Livre.
Orquestra de Tambores do Cabuçu. Foto: Movimento Cabuçu.





O palhacinho e a rosa - Cia. Baú de Luz
Recreio São Jorge | 19 de dezembro | sábado | 11h15
Um palhacinho triste por ter sido demitido do circo, uma rosa alegre e falante e o despertar de uma grande amizade. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre. Estrada David Corrêa, nº 42, Recreio São Jorge - Em frente à E.M. Faustino Ramalho.
O palhacinho e a rosa - Cia. Baú de Luz.



Os palhaços vão à rua - Grupo 2ª Opção
Recreio São Jorge | 19 de dezembro | sábado | 11h30
Seis palhaços vão à rua interagir com o público e buscar a alegria das coisas simples e a felicidade que habita o inesperado. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre. Estrada David Corrêa, nº 42, Recreio São Jorge - Em frente à E.M. Faustino Ramalho.
Os palhaços vão à rua - Grupo 2ª Opção. Foto: Movimento Cabuçu.




As palhaçadas de Gertrudes e Jerimum - Cia. Os Itinerantes
Recreio São Jorge | 19 de dezembro | sábado | 12h
A companhia apresenta reprises, esquetes e entradas circenses, inspiradas em palhaços do Brasil. Com música ao vivo e números de malabares, o espetáculo propõe interação e divertimento para crianças e adultos. Duração: 50 minutos. Indicação: Livre. Estrada David Corrêa, nº 42, Recreio São Jorge - Em frente à E.M. Faustino Ramalho.
As palhaçadas de Gertrudes e Jerimum  - Cia. Os Itinerantes





Xerebas.DOC - Cia. Los Xerebas
Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança 
Teatro Padre Bento | 21 de dezembro | segunda | 19h
Documentário que celebra os sete anos de existência da Cia. Los Xerebas e apresenta parte da trajetória e dos processos artísticos vivenciados pela trupe de “atores-palhaços-improvisadores”. Relatos de artistas, mestres, pessoas que integraram a equipe e pessoas do público costuram trechos relevantes da história da companhia em sua busca pela descoberta em torno da máscara do clown, da improvisação e do teatro de rua. A primeira exibição pública do filme marca o encerramento da 7ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos. Duração: 80 minutos. Indicação: Livre. Rua Franciso Foot, nº 3, Jd. Tranquilidade.









REALIZAÇÃO: