sábado, 12 de setembro de 2015

Programação de Artes Cênicas - Setembro



A comédia à margem da estrada - Grupo LouPT - Loucos por Teatro
Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança
Teatro Padre Bento | 12 e 13 | sábado, 20h | domingo, 19h
Índia, 1886. O país está sob domínio da Inglaterra e é neste contexto que, no pequeno vilarejo de Kashima acontece a história de cinco ingleses que vivem completamente isolados do mundo dito civilizado. Neste lugar, distante do julgo da sociedade eles são capazes de coisas duvidosas para alcançarem seus objetivos. Projeto contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos. Direção: Osvaldo Coelho. Duração: 60 minutos. Indicação: 12 anos. 


Caminho do artista – Rosi Campos
Escola Viva de Artes Cênicas 
Teatro Padre Bento | 15 | terça, 19h
Encontros com o objetivo de socializar informações a respeito dos percursos de grandes mestres das artes cênicas, a partir da necessidade do estudo das técnicas artesanais e da história da arte. Com curadoria e organização de Calixto de Inhamúns. No mês de agosto, a artista convidada é Rosi Campos. As atividades são gratuitas e abertas a quaisquer interessados. Duração: 3h. Indicação: 14 anos. Entrada franca. Informações: 2229-5043 ou escolaviva@guarulhos.sp.gov.br. Rua Francisco Foot, 3, Tranquilidade.


Rosi Campos
A atriz, diretora e roteirista formou-se em jornalismo. Em teatro, participou de grupos como Mambembe, Teatro do Ornitorrinco e Circo Grafitti. Tem como espetáculos de destaque: Nos últimos anos, “Ela Pensa Que É Normal”; “Fantasia de Fedra Furor”; "As Sereias da zona Sul" e "Ubu, Pholias Phísicas, Pataphísicas e Musicaes". Sua trajetória no cinema também é extensa e inclui filmes como: “Arrepio” (1987), “A Caixinha do Amor”, “A Mulher do Atirador de Facas”, “Dov´è Meneghetti?”, “A Princesa Radar”, “Amor!”, “Flores Ímpares”, “Ed Mort”, “O Cineasta da Selva”, “Pixaim”, “Castelo Rá-Tim-Bum” (1999), “Avassaladoras” (2002) e “Tapete Vermelho” (2006). Na TV, esteve no elenco principal de algumas novelas e minisséries da Rede Globo. 


Curra: temperos sobre Medeia - Contadores de Mentira
Teatro Padre Bento | 18 | sexta, 20h
Por meio de uma confraternização ritualística fruto de pesquisas nas culturas orientais e africanas, cuja fonte é o corpo e suas energias, o grupo reconta a história de Medeia, recortado em estruturas de dança, canto, rituais, comida e experiências sensoriais. O grupo de Suzano propõe um banquete antropofágico repleto de cantos, danças e boa comida. Projeto contemplado pelo ProAC e apoiado pela Secretaria de Cultura de Guarulhos. Teatro-Celebração. Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira. Duração: 80 minutos. Indicação: 14 anos.


VIRADA EDUCAÇÂO

Libertinagem - Doutores do Riso Curativo
Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança
Personagens trapaceiros, malediscentes, espertalhões e avarentos fazem parte da história apresentada pelos Doutores do Riso, trazendo para os dias atuais o tom farsesco do século XV. Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro e à Dança para a cidade de Guarulhos, Libertinagem inicia uma série de apresentações em diferentes praças e parques guarulhenses. A estreia da peça compõe a programação da Virada da Educação, em 19 de setembro. Direção: Estefânia Zonaro. Entrada Franca. Indicação: 12 anos. 


Veja a programação deste mês:

19 de setembro | sábado | 18h
Rua Jutaí, 138, Cidade Parque Alvorada - Virada da Educação

20 de setembro | domingo | 18h
Rua Hilton Cordeiro de Freitas, Cidade Aracília

27 de setembro | domingo | 18h
Praça Taijira, Rua Café, Parque das Nações




Mostra de curtas-metragens
Curso de Formação Cinematográfica
Teatro Padre Bento | 19 de setembro | sábado, 20h
Mostra dos curtas-metragens do Curso de Formação Cinematográfica de Guarulhos, realizado pela Secretaria de Cultura. Serão seis curtas: Outra Manhã, Tiro no Escuro, Vanilde, A veia que salta, Traição e Roubando o amor. Após a exibição, haverá bate-papo com a direção e equipes dos filmes. Escola Viva de Artes Cênicas. Teatro Padre Bento, Rua Francisco Foot, 3, Tranquilidade. Informações: telefone: 2229-5043 ou escolaviva@guarulhos.sp.gov.br 

Tiro no Escuro
Um crime, um acusado e dois policiais. Carlão tenta se esquivar das acusações da perigosa policial Luciana, enquanto Sergio se empenha em descobrir toda a verdade. O interrogatório acontece em uma sala obscura e nada profissional, onde todo tipo de proposta e trapaça pode acontecer...


A veia que salta

Margarida é uma prostituta vinda de uma vida difícil, por si só conquistou luxo e glamour. Paulo é um poeta boêmio, de origem pobre, faz sua alegria e vida rodeado por tudo o que mais ama, sua arte. A vida de ambos ganha um um laço do destino ao se conhecerem, Paulo vê em margarida sua inspiração, Margarida vê em Paulo a esperança de uma família, eles se apaixonam, porem poderia a paixão e o amor de ambos ser mais fortes do que seus desejos?


Vanilde
Vanilde é uma mulher frustrada, que ainda tenta esquecer seu passado trabalhando em um bar. Mas, com a chegada de um bêbado, Vanilde reflete sobre sua vida e decisões que levaram sua vida a melancolia.


Traição
Uma mulher entre dois homens. Uma escolha. Não sabemos quais caminhos tomará o nosso coração, mas sabemos o que fazer quando chegamos ao fim.


Outra manhã
Numa manhã de domingo, Laura reencontra-se com seu passado. Algumas escolhas, feitas há mais de 15 anos, determinaram o lugar que esta mulher ocuparia na sociedade e suas relações. Porque mesmo no século XXI, fazer escolhas que fogem dos padrões pré-determinados para uma mulher tem um preço alto. Laura está pagando o seu.

Roubando amor
Um casal que acaba de completar mais um ano juntos se reúne para comemoração, e o que era para ser um agradável almoço romântico se torna um dia marcado pela chegada de um assaltante.



Livros pela cidade – Intervenções Artísticas
Escola Viva de Artes Cênicas
19 | sábado, 15h
As intervenções artísticas, parte de projeto realizado no mês de setembro, serão realizadas no dia 19 setembro na programação da Virada Educação. Artistas aprendizes dos cursos de dança e teatro farão intervenções artísticas e ações culturais envolvendo adaptação de textos literários para as artes cênicas e exemplares arrecadados pela cidade. As intervenções serão realizadas nas imediações de equipamentos culturais (Tranquilidade, Centro, Macedo, Bosque Maia, Cumbica, Pimentas, entre outros locais possíveis). Na Virada especificamente as intervenções serão realizadas na Escola Estadual Cidade Soimco II. Rua Sargento da Aeronáutica Plínio Fernandes Gonçalves, 608, Cumbica. Informações: telefone: 2229-5043 ou escolaviva@guarulhos.sp.gov.br - Escola Viva de Artes Cênicas - Teatro Padre Bento, Rua Francisco Foot, 3, Tranquilidade.


Leituras Dramáticas - Escola Viva
A Gaivota, de Anton Tchekov
Biblioteca Monteiro Lobato | 22 de setembro| terça, 19h
Projeto idealizado por Sandro Coimbra, realizado regularmente nos últimos anos na Biblioteca Monteiro Lobato, agora com interface com a Escola Viva de Artes Cênicas. Nessa perspectiva, haverá leitura dramática seguida de exposição teórica e bate papo. As leituras são abertas a quaisquer interessados, podendo ser agendados grupos para as atividades mensais, conforme calendário. Atores e atrizes, bem como diretores e pesquisadores teatrais interessados podem participar das leituras, organizadas as sextas-feiras, das 19 às 22h, na sede da Escola Viva de Artes Cênicas, no Teatro Padre Bento (enviar email para escolaviva@guarulhos.sp.gov.br). Todas as atividades dessa programação são gratuitas.

Na edição de setembro, haverá a leitura do texto A Gaivota, de Anton Tchekov. Coordenação de Ana Maria Quintal, Sandro Coimbra e Simone Carleto, com mediação de Rodrigo Morais Leite. Duração: 3h. Indicação: 14 anos. Entrada franca. Informações: 2229-5043 ou escolaviva@guarulhos.sp.gov.br. Rua João Gonçalves, 439, Centro.


Oficina Aberta de Danças Circulares - Projeto Tear
Bosque Maia - Tenda Verde | 27 | domingo, 10h
Projeto Tear promove vivências de danças circulares tradicionais do Brasil de regiões do mundo como a Grécia, os Países Bálticos e América do Sul. Os encontros são abertos à participação de todos os interessados e tem propõe o encontro de gerações, da comunidade e a promoção do respeito amoroso das diferentes culturas. Orientação: Denise Castanho Antunes e convidados. Entrada Franca. Informações: 2475-1758 ou contato@projetotear.org.br.