quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Encontro de Dança de Guarulhos 2015




A Secretaria de Cultura realiza, de 18 de outubro a 1º de novembro, o Encontro de Dança de Guarulhos 2015, que tem o objetivo de identificar e divulgar manifestações cênicas relativas à linguagem da dança, promovendo o intercâmbio entre os artistas e a comunidade com espetáculos para todos os públicos, com ingressos gratuitos.

As atividades acontecerão no Teatro Adamastor e terão início neste domingo, 18 de outubro, às 18h, com a apresentação de Interferências, com a bailarina convidada Natascha Zacheo. Um solo de dança feito por uma intérprete que busca não dançar sozinha e convida o público a dançar e a intervir no desenvolvimento do espetáculo. Na mesma noite, às 19h, será realizada uma Jam Session, sessão de improvisação em dança aberta à participação de todo o público interessado. E às 20h, acontecerá a apresentação de Sinesthésie Monde, da Companhia de Dança Selma Roth. 

Ao final de cada dia de apresentações serão realizados bate-papos com mediação de Fernanda Perniciotti, mestra da Escola Viva de Artes Cênicas e mestranda em Comunicação e Semiótica; e Rodrigo Monteiro, bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, mestre em Comunicação e Semiótica. Ambos os mediadores atuam no Centro Livre de Artes Cênicas - CLAC.

O Encontro de Dança de Guarulhos 2015 terá continuidade nos dias 24, 25 e 31 de novembro e 1º de novembro com a participação de: Escola de Dança Rita Camilo, Cia. Khalina Aymelek, Éluz Cia. de Dança, Zaico Cia. de Dança, Cia. Nata Neumann, Corpo Urbano em Movimento, Stúdio de Dança Flávia Medeiros, Núcleo de Dança Luana Rodrigues, Cia. Insano Movimento, Cia. Quality Dance, Cia. Araci Guerra, Centro de Dança Yara Ciconi e a participação especial da Escola Viva de Artes Cênicas – Dança III. 

Para todos os espetáculos os ingressos são gratuitos e podem ser obtidos uma hora antes das apresentações, na bilheteria do teatro. 
Informações em 2097-4175 ou formacaocultural.guarulhos@gmail.com.



Veja a programação completa:


18 de outubro | domingo

18h – Interferências – Natascha Zacheo  Participação especial
O espetáculo nasceu da necessidade e do desejo da bailarina em se mover e de um “não querer dançar sozinha”. Dessas inquietações, surge a composição de Interferências, um solo de dança que convida o público a dançar e a propôr novos estímulos, interferindo para a continuidade da dança. Assim, quem no início assistia a um espetáculo passa para uma condição na qual também é assistido. Dança contemporânea. Intérprete-criadora: Natascha Zaqueo. Duração: 40 minutos. Indicação: 12 anos.

19h – Jam Session  (Saguão do CME Adamastor)
Sessão de improvisação em dança aberto à participação de todo o púbico interessado. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.



20h – Synesthésie Monde – Companhia Selma Roth
A sinestesia é a percepção romântica da realidade. Charles Baudelaire (1993) e os partidários de uma ruptura com a estética clássica no período simbolista (no âmbito da história da arte), se constituíram nos precursores de uma nova concepção estética que, mais tarde, romperia as fronteiras do academicismo vigente, incentivando o surgimento de manifestações cada vez mais independentes. Não basta sentir as emoções, é necessário levar em conta a sua dimensão cognitiva. Uma postura poética revestida de movimentos regados a luz do subjetivismo. Estilo Livre. Direção e coreografia: Selma Roth. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.





24 de outubro | sábado


16h - Trecho do Ballet Coppélia – Escola de Dança Rita Camilo
Em um pequeno vilarejo vive Dr.Coppelius, um velho inventor,  e sua filha Coppélia. Todos os dias a menina se senta perto da janela a ler um livro, mas nunca pronuncia nenhuma palavra. Um jovem rapaz Franz se encanta com a moça e passa a contemplá-la todas as tardes, fazendo de tudo para ter sua atenção, mas não obtém reação. Até que um dia ele é flagrado por sua noiva Swanilda, que promete vingança. Ballet Clássico. Direção Artística: Gisleine Leite. Direção Geral: Rita Camilo. Duração: 45 minutos. Indicação: Livre



Foto: Joanah Dark
18h30 - Corpo e corda – Companhia Khalina Aymelek
A companhia propõe trazer elementos das possibilidades melódicas dos instrumentos de corda com intenção de impulsionar outras conexões com a dança, suscitando novos movimentos, combinações, gestos, direções, atmosferas. A pesquisa se concentra na “osmose” entre os movimentos de dança e os sons da corda, trabalhando intimamente essas duas linguagens com objetivo de que o primeiro absorva o último e devolva os movimentos “contaminados” dessa sonoridade. Dança-teatro. Música: Will Carbônica. Intérprete-criadora: Khalina Aymelek. Duração: 15 minutos. Indicação: Livre.





20h - Ni santas... ni putas... sólo Marias – Éluz Companhia de Dança
Foto: André Prosperi
Mulheres em cena... Marias em ações do nosso tempo. As santas, as meretrizes e as cangaceiras da modernidade. Três personagens da nossa história retratadas dentro de outras histórias, que são escritas diariamente por cada uma dessas mulheres que lutam e ocupam espaços na sociedade e no tempo. Dança contemporânea. Direção: Hélio Lima. Duração: 20 minutos. Indicação: 14 anos.



25 de outubro | domingo



18h - O viajante de fé – Zaico Companhia de Dança
Um homem ocidental viaja ao oriente em busca da compreensão do dialogo entre esses mundos. De forma pacífica, observa o fluxo da intencionalidade dos movimentos do corpo representando a fé. Durante a passagem pelos países ele percebe os conflitos intra-étnicos ciganos que divergem dos movimentos esteticamente serpenteados egípcios e, sem compreender, ele busca um par para imprimir as divergências emocionais de suas realidades. Dança oriental. Direção: Zanara.  Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.







Foto: Joanah Dark
19h - Tripas ao coração: Experimento I - Neumann Produções 
Uma pesquisa de vivência em dança performance que parte do pressuposto da desnaturalização do pensar e de experimentar a presença cênica e seus movimentos, tendo como foco estudos sobre os movimentos dos órgãos - coração e intestino - e provocações emocionais que trazem anuência e qualidade aos movimentos em cena. A performer busca explorar o espaço vazio - físico, psíquico-emocional, arquitetônico - e um olhar sensorial que parte da improvisação em dança e de suas próprias necessidades, autodirecionamentos do movimento, em uma atmosfera de estar presente consigo, sem julgamento do “belo”.  Performance. Direção, concepção e interpretação: Nata Neumann. Duração: 25 minutos. Indicação: Livre. A apresentação acontecerá no cineclube do CME Adamastor. Público limitado a 30 pessoas.




20h - Púrpuras – Corpo Urbano em Movimento
Púrpuras é um processo coreográfico colaborativo que pesquisa a violência contra a mulher. As marcas e histórias encontradas na pesquisa são transpostas aos corpos dos bailarinos, dando voz à dor daquelas que se silenciam ou são silenciadas. Dança contemporânea. Direção: Danilo Firmo. Duração: 25 minutos. Indicação: 16 anos.





31 de outubro | sábado



Foto: Rodrigo Kess
15h - It's Rock – Stúdio de Dança Flávia Medeiros
Viajaremos pela trajetória do gênero musical mais popular de todos os tempos, o Rock´n´Roll. Desde seu nascimento na década de 1950, com a fusão da música country e do rhythm and blues, o rock foi desenvolvendo muitas vertentes e subgêneros que influenciaram o comportamento das pessoas: nas roupas, no pensar e no jeito irreverente de tocar e dançar.  Ballet clássico, Jazz e Hip Hop. Direção geral: Flávia Medeiros. Coreografias: Amanda Barbosa, Flávia Medeiros, Gabrilelly Mateus e Helon Hori. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.




18h - A família Adamm's – Núcleo de Dança Luana Rodrigues
O espetáculo mostra a já conhecida discrepância entre os hábitos estranhos dos Addams e os “bons” costumes da sociedade, e nos leva a refletir: Todos clamam por igualdade mas o que precisamos é de igualdade ou de harmonia entre as diferenças? Stilleto / Hip Hop. Direção: Luana Rodrigues. Duração: 15 minutos. Indicação: Livre.






Foto: Imagético Fotográficas
20h - La petite mort – Companhia Insano Movimento
O termo “La petite mort” ou “Pequena morte” trata do eufemismo que os franceses usam para se referir ao orgasmo. Pensando neste termo, a companhia pretende mostrar um lado mais animal do ser humano, levando esta animalidade para o corpo na relação com o espaço, e objetos, por meio de estímulos causados pela música. Performance. Concepção: Khalina Aymelek e Matheus Pamplona. Duração: 15 minutos. Indicação: 18 anos. Público limitado a 50 pessoas.




1º de novembro | domingo


15h -  Cego com cego – Companhia Quality Dance
O trabalho consiste na questão "cega" que muitos vivem nos dias atuais, seja uma cegueira em relação ao país ou à vida cotidiana. Vive-se "cego" com cegos! Passando-se por cima ou ignorando problemas que surgem na sociedade. Lyrical Jazz e Jazz Contemporâneo. Direção: Lucas Boaventura. Diração: 15 minutos. Indicação: Livre



16h - Esquizofrenia – Companhia de Dança Araci Guerra
O espetáculo retrata o conjunto de psicoses endógenas, cujos sintomas fundamentais apontam a existência de uma dissociação da ação e do pensamento, expressa em uma sintomatologia variada em um divã. Contemporâneo / Lyrical Jazz. Direção artística: Araci Guerra. Coreografia: Sâmia Grimaldi. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre.





18h - Petrouschka  - Centro de Dança Yara Ciconi
Um ator-fantoche sofre maus-tratos de um mágico malvado. Durante o período de férias, muitos saem para passear no circo e assistir danças e teatro de fantoches. Mas, nem imaginam o que acontece nos bastidores, principalmente Petrouschka. Ballet Clássico. Direção: Yara Ciconi. Duração: 50 minutos. Indicação: Livre.






19h30 - Corpo Lugar Experimento #4 – Escola Viva de Artes Cênicas (Dança III) Participação especial
Quando o corpo que se move é um convite ao lugar e suas imagens. Parte da relação entre o corpo e suas potencialidades de composição com o espaço e seus fluxos. Com a arquitetura, com a cidade. O teatro Padre Bento, a Escola Estadual Soimco II, em Cumbica, e o CRD - Centro de Referência da Dança em São Paulo, foram os espaços de realização dos três primeiros experimentos no processo de criação da Dança III. O Experimento #4 trata-se de pesquisa em dança para o CME Adamastor. Dança contemporânea. Artistas- aprendizes: Chris Santana, Guinho Nascimento, Kevyn Almeida, Kimberlly Calazans, Mara Silva, Nayara Sangoleti. Orientação: Felipe Cirilo, Ana Lucia Gouveia e Simone Carleto. 
Duração: 30 minutos. Indicação: Livre. A apresentação acontecerá no saguão do CME Adamastor.




Foto: Jéssyca Souza 
20h30 - É dificil dizer – Escola Viva de Artes Cênicas (Dança III) Participação especial
A possibilidade de escolher, quando o corpo e sua história são sufocados por repetições que parecem nunca se romper. Dança contemporânea. Artistas-aprendizes: Chris Santana e Guinho Nascimento. Orientação: Felipe Cirilo e Ana Lúcia Gouveia. Duração: 15 minutos. Indicação: Livre.






Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.